terça-feira, 27 de abril de 2010

A Dinâmica do Voto

A dinâmica do voto é muito interessante. Explico através de um exemplo bem simples:

Seu Paulo é morador do bairro Coaxão, na periferia da cidade. Nas eleições passadas o candidato senhor Neto, prometeu levar escolas, postos médicos, tratamento de água e esgoto, construção de praça de convivência, etc.

Seu Paulo é grato ao senhor Neto, pois levou pro seu bairro a tão esperada praça. Já nessas eleições, o seu Paulo não vai votar no senhor Neto, porque este construiu a praça de convivência, ele vai votar no candidato que fizer promessas.

O senhor Neto chegou ao bairro Coaxão e começou a fazer muitas promessas. Perceberam a dinâmica do voto? O que fez já passou, o que vale são as novas promessas.

Esse discurso é perfeito do ponto de vista dinâmico do voto, pois ele desperta as emoções do eleitor, seus atos passados servem apenas como lastro de suas promessas, pois o senhor Neto sabe que os eleitores desprezam o serviço prestado, só se interessam pelas promessas. Neste ponto, os moradores do Coaxão nem se lembram que o mesmo senhor Neto tinha prometido tudo isso nas eleições passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário