domingo, 10 de abril de 2011

O homem e o meio ambiente.

Durante alguns períodos de história, a terra passou por fortes mudanças climáticas de maneira natural, mas atualmente essas mudanças estão sendo intensificadas pela interferência do homem, tal fenômeno é chamado de Aquecimento Global.

O aquecimento global é causado pela liberação de diversos gases nocivos a camada de ozônio, esses gases ao entrar em contato com a camada de ozônio, a mesma vai se degradando em algumas partes, permitindo que os raios ultravioletas do sol cheguem com mais intensidade na terra, provocando forte aquecimento e alterações climáticas.

Alguns pesquisadores acreditam que se os homens não diminuírem a emissão de gases, ocorrerá fortes fenômenos naturais na terra, e pode levar a extinção da espécie humana.

O protocolo de Quioto foi um acordo entre os países mais poluentes do mundo, visando uma diminuição na liberação de gases poluentes na atmosfera, mas pouco foi feito até hoje. A terra pede ajuda o mais rápido possível, pois depois já pode ser tarde demais.

Doenças Infecto-Contagiosas

Atualmente as doenças infecto-contagiosas estão se espalhando por todos os cantos, mas elas atingem principalmente a população mais carente.

Essas doenças se proliferam em locais sujos, que são os lugares que não possuem saneamento básico e nenhum programa de limpeza do governo, no caso, locais onde vivem a população de classe baixa. Porque a população rica possuiu muitos benefícios e a população carente não? Isso está ligado a dois fatores, um deles é a política e o outro é o capitalismo.

Como consequência de falta de assistência do governo a essa população, novas e novas doenças infecto-contagiosas vão surgindo e afetando essas pessoas carentes, mas não para por aí, pois essas doenças não vão ficar só nessas pessoas, vão se espalhar por todos os cantos, atingindo as mais diversas pessoas, podendo da origem a uma epidemia no país.

O governo deveria implantar obras de saneamento básico e pôr postos de saúde nesses locais mais pobres, para amenizar essa situação.

A população exige trabalho do governo, mas será que vai surgir efeito? Pois quando o mesmo for agir, já poderá ser tarde.

A leitura está para a mente assim com o exercício está para o corpo.

Tudo nessa vida para resultar em grandes sucessos em qualquer área é necessário praticar e não há nada melhor para a mente do que a prática de leitura.

A leitura é essencial e é a base de tudo, base dos conhecimentos que você leva com você para o resto da vida, sendo mais que necessário para enriquecer seu vocabulário, pois quando se lê pouco, se fala mal e escreve pior ainda.

Além de enriquecer sua linguagem, a leitura é um ótimo exercício para distrair a mente. A todo momento seu cérebro recebe informações, sendo que é muito utilizado quando for fazer uma redação, pois precisará descrever algo de qualidade e com isso você consegue através da leitura.

Por isso que é fundamental desde criança ter o hábito e gosto pela leitura, desta forma crescerá com interesse de sempre procurar conhecimentos.

O Valor da Diferença

Devemos reconhecer a pluralidade cultural representa o acúmulo das experiências e de conquistas humanas. No entanto, nem todas são positivas.

Quando as diferenças se transformam em desigualdades, precisam ser encaradas criticamente. Dentro das sociedades e entre povos, há relações de desigualdades e de dominação em que alguns grupos sociais acumulem bens matérias, saberes, prestigio e poder ao mesmo tempo.

A rigor, a desigualdade do acesso aos meios para organizar a própria vida, compromete a plena existência de pluralidade cultural. Isso porque se alguns grupos em uma sociedade ou algumas culturas se formarem sobre as outra, é sinal de que uma parcela dessa diversidade esta sendo reprimida, constrangida ou até mesmo discriminada.

Nos noticiários e no estudo da história podemos ver inúmeros exemplos disso, como a destruição física e cultural de tantos povos indígenas, a vidência que significa a escravidão ou as tantas formas de pobreza quem convivem com a riqueza em nossas cidades.

Diante de tudo isso, devemos respeitar e conviver harmoniosamente com as diferenças para crescermos na sociedade, lembrando que todos nós somos iguais perante a lei.