Devemos reconhecer a pluralidade cultural representa o acúmulo das experiências e de conquistas humanas. No entanto, nem todas são positivas.
Quando as diferenças se transformam em desigualdades, precisam ser encaradas criticamente. Dentro das sociedades e entre povos, há relações de desigualdades e de dominação em que alguns grupos sociais acumulem bens matérias, saberes, prestigio e poder ao mesmo tempo.
A rigor, a desigualdade do acesso aos meios para organizar a própria vida, compromete a plena existência de pluralidade cultural. Isso porque se alguns grupos em uma sociedade ou algumas culturas se formarem sobre as outra, é sinal de que uma parcela dessa diversidade esta sendo reprimida, constrangida ou até mesmo discriminada.
Nos noticiários e no estudo da história podemos ver inúmeros exemplos disso, como a destruição física e cultural de tantos povos indígenas, a vidência que significa a escravidão ou as tantas formas de pobreza quem convivem com a riqueza em nossas cidades.
Diante de tudo isso, devemos respeitar e conviver harmoniosamente com as diferenças para crescermos na sociedade, lembrando que todos nós somos iguais perante a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário