sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Desemprego

Atualmente, a taxa de desemprego vem se mantendo alta, graças ao aumento da população, da pouca mão de obra qualificada disponível no mercado e pela substituição do homem por máquinas.

No Brasil, o índice de desemprego está muito alto, fato que acarreta diminuição do IDH do país, queda de renda de famílias e diversos problemas sociais. Muitas medidas vem sendo pensadas em busca da criação de novos empregos, mas pouco se foi feito ainda.

Redução da jornada de trabalho e dos salários seria uma boa saída para enfrentar a alta de desemprego? Para os economistas, a redução da jornada de trabalho seria de grande importância para combater o desemprego, mas ela tem que ser de caráter universal, para que não haja um desequilíbrio nos custos de produção e nem haja redução de salários.

Diante do alto número de desempregados, programas de aceleração do crescimento do país, voltado para a geração de empregos, seria a principal maneira de criar vagas trabalhistas para a população. Lembrando que a requalificação profissional seria de grande importância para adentrar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário