sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Minhas fobias e suas conseqüências

Sempre tive fobia social, não consigo me relacionar com os demais. Esse medo já me fez passar por diversas situações constrangedoras. Lembro-me de um fato, foi no ano de 2010, que decidi me tornar um doador de sangue. Acompanhado de meus pais, fui ao hospital. Chegando lá, me deparei com várias pessoas desconhecidas em um corredor. Eu tinha que atravessar o corredor para chegar ao local de transfusão de sangue.

O meu medo social tomou conta de mim. Baixei a cabeça e acelerei os passos. Infelizmente tropecei e caí de boca no chão. As pessoas começaram a rir de mim. Imediatamente me levantei e saí correndo para o local de doação de sangue. Chegando lá, tive que entrar em uma sala sem meus pais, para responder umas perguntas.

Dentro da sala, sentei-me para responder às perguntas da enfermeira. Ela falou:

-Preciso lhe fazer umas perguntas e preciso que me responda com toda sinceridade.

Eu só balancei a cabeça afirmativamente e fiquei sem conseguir encará-la. Ela pediu para eu olhar nos olhos dela e responder se eu havia feito sexo naquele ano. Continuei sem fixar os olhos nela e balancei a cabeça afirmando. E ela falou:

-Meu filho, pode falar a verdade, pois já falei com muitos menininhos como você que nunca fizeram sexo.

Nesse momento comecei a me tremer devido ao nervosismo e desmaiei. Acordei no dia seguinte e conclui que, contato social mais transfusão de sangue é igual a menino virgem desmaiado.

Desemprego

Atualmente, a taxa de desemprego vem se mantendo alta, graças ao aumento da população, da pouca mão de obra qualificada disponível no mercado e pela substituição do homem por máquinas.

No Brasil, o índice de desemprego está muito alto, fato que acarreta diminuição do IDH do país, queda de renda de famílias e diversos problemas sociais. Muitas medidas vem sendo pensadas em busca da criação de novos empregos, mas pouco se foi feito ainda.

Redução da jornada de trabalho e dos salários seria uma boa saída para enfrentar a alta de desemprego? Para os economistas, a redução da jornada de trabalho seria de grande importância para combater o desemprego, mas ela tem que ser de caráter universal, para que não haja um desequilíbrio nos custos de produção e nem haja redução de salários.

Diante do alto número de desempregados, programas de aceleração do crescimento do país, voltado para a geração de empregos, seria a principal maneira de criar vagas trabalhistas para a população. Lembrando que a requalificação profissional seria de grande importância para adentrar no mercado de trabalho.

Recriar o passado para viver melhor o presente

Muitas pessoas tiveram um passado constrangedor no qual gostariam de esquecer. Dor, angústia, sofrimento são algumas características presente no mesmo. Alguns acreditam que uma boa saída para isso seria a recriação do próprio passado.

Infelizmente isso não é possível, pois o que está feito não tem mais volta. O passado sempre fará parte de sua história, ele pode ser esquecido durante um período, mas ele sempre voltará a ser lembrado.

Ele não pode ser visto somente de maneira negativa, tem que ver também alguns pontos que irão lhe ajudar para obter um melhor presente, pois servirão como uma lição para lhe fortalecer.

O tempo é outro fator que contribui para minimizar ou até mesmo neutralizar fatos que não foram agradáveis. Viver o presente tentando não cometer os mesmo erros de antigamente, contribuiria para uma vida melhor, pois quem contra o passado, consequentemente contra o futuro.

Quixeramobim, 10 de novembro de 2011.

Senhor Paulo Adamasceno Lima, presidente das Lojas Americanas.

Prezado presidente,

gostaria de informá-lo sobre a minha indignação a respeito de um produto de sua loja que adquiri pela internet. Eu estava olhando o site das Lojas Americanas em busca de um celular, vi vários, um dele foi o Samsung C3, no qual, em baixo do mostruário continha as informações a respeito dele. Uma delas dizia que o aparelho era Dual Chip e isso foi decisivo na hora da compra.

Paguei à vista e esperei 5 dias úteis para receber o produto. Quando recebi o Samsung C3 em minha casa, percebi que a informação que dizia que ele era Dual Chip estava equivocada, pois o mesmo só tinha entrada pra um chip.

Estou enviando o produto e espero a devolução do meu dinheiro.

Agradeço desde já,

Ruan Carlos

Casamentos Homossexuais

Durante um determinado período, apenas os casamentos héteros eram possíveis. Mas com o passar do tempo, isso foi mudando. Novos costumes e uma sociedade moderna contribuíram para a legalização da união entre homossexuais em alguns países.

Essa nova lei contribuiu para um crescente preconceito homofóbico. Pois muitos acreditam que o casamento homossexual, levará consigo muitos direitos aos homossexuais. Consequentemente, eles poderão mostrar seus afetos em locais públicos, podendo induzir crianças à gostarem de pessoas do mesmo sexo.

Mas há quem concorde com a junção homossexual. Pois acredita que todo cidadão tem que ter os mesmos direitos, independentemente da escolha sexual. Também afirma-se que um casal homossexual, por ser infértil, adotaria crianças de orfanatos.

Diante de tudo isso, é correto afirmar que a união homossexual levará um tempo para ser aceita por todos em uma sociedade. A aceitação por parte dos opositores seria uma boa saída para melhorar o convívio entre héteros e homossexuais, pois nenhuma reinvidicação anulará a legalização do casamento homossexual.

Resenha do filme Alexandria (Lonerlise)

O filme se passa no Egito, onde ocorrem conflitos entre cristãos e judeus. Alguns questionam tudo, menos as coisas que acreditam. Outros optam pela filosofia, vendo tudo pela razão, deixando a religião de lado.

O filme tem um roteiro muito bem escrito e uma ótima produção. E acaba levantando questões interessantes. Primeiro, o quanto a religião é usada como ferramenta de poder. No filme vemos políticos se convertendo ao cristianismo após esta se tornar religião oficial. Vemos líderes cristãos usando seu posto com ambições políticas.

Segundo, o papel da mulher nesta sociedade. Para os cristãos, a mulher tinha que se calar perante o homem. E Hipátia era uma mulher ativa, muito a frente de seu tempo.

Terceiro, o conflito religião versus conhecimento, como se este fosse uma afronta ao senhor.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Linguagem é Poder?

A linguagem foi criada por povos antigos que buscavam um meio para se relacionarem com os demais. Com a invenção da mesma, tudo mudou.

A linguagem é o motor da sociedade, tudo é movido pela troca de palavras. Saber se expressar bem é poder. Falta de escolaridade, de argumentos são alguns problemas enfrentados por muitas pessoas, essas deficiências são visíveis. Elas não conseguem muitos benefícios tanto na vida social quanto na vida econômica.

Como saber usar bem a linguagem? A boa argumentação é adquirida por meio de bastante estudo, leitura e constante uso da mesma. Se repararmos bem, perceberemos que as pessoas que se dão melhor na vida, são as que usam a linguagem como forma de crescer.

A linguagem é a base da cultura e de tudo, no qual a mesma é indispensável para o homem.

O trabalho na construção da dignidade humana

Trabalho, respeito e liberdade são palavras que quando são respeitadas, exercem o que o homem tem de melhor, caso contrário, ocorre à omissão dos direitos e da dignidade.

Trabalhar o dia todo e no final do mês ver comida faltando na mesa é constrangedor, é como se fosse um “escravo” da sociedade. A liberdade é o bem mais precioso que um homem pode se orgulhar.

Em hipótese alguma, a repressão dos direitos humanos deve ganhar força. As soluções devem ser encontradas rapidamente pelos órgãos responsáveis. As punições devem ser severas para quem ofusca a liberdade do próximo.

A dignidade de um homem não deve ser deixada de lado. O direito à liberdade, dignidade e respeito são o que fazem uma democracia brilhar. A falta desses três itens gera problemas e desigualdades, entretanto, aprendendo a respeitar os seus limites e do próximo, a dignidade e o caráter de um homem será restabelecido e consequentemente a solução para esse caso será encontrada.

Homem: inimigo do planeta?

Atualmente, o planeta vem sofrendo bastante, vítima da ambição do homem que buscar ascensão nesse mundo capitalista que vive.

Antigamente, o homem só retirava da natureza o necessário para sobreviver, mas com o passar do tempo, isso foi mudando. Ganância, busca por lucro, são fatores que impulsionaram o mesmo a explorar bastante o meio ambiente.

Algumas ações do homem como desmatamento, queima de combustíveis fósseis, liberação de gases tóxicos, estão contribuindo para a destruição da camada de ozônio, consequentemente a temperatura do planeta aumenta, colocando em risco a vida na terra.

Uso de combustíveis renováveis, coleta seletiva, plantio nas áreas desmatadas, são algumas ações que podem ser feitas para amenizar os problemas ao meio ambiente. O homem não é inimigo do planeta, ele só precisa aprender a viver harmoniosamente com o mesmo.

Onde encontrar a felicidade?

A felicidade é idealizada, visada e desejada por praticamente todas as pessoas. Alguns querem encontra - lá, mas na verdade, ela não é encontrada, e sim construída.

Falar de felicidade é muito difícil. Muitas pessoas se sentem infeliz por causa de qualquer acontecimento trágico em sua vida, que os marcam fortemente. O psicológico influencia bastante na construção da felicidade. Pessoas pessimistas sempre veem o lado ruim das coisas, consequentemente possuem uma visão negativa de felicidade.

Já os otimistas têm uma visão mais ampla, visando sempre o lado positivo das coisas, aproveitando sempre os pequenos detalhes para tentar ser feliz o máximo possível.

Se desejar ter felicidade, comece a ver todas as coisas boas que estão em volta, vivendo cada momento e não tendo a vergonha de ser feliz.

Bullying e a sociedade

Bullying é uma palavra de origem americana, que se destina às pessoas que praticam agressões tanto físicas quanto mentais as outras pessoas

Existem muitos elementos presentes na cultura que estimulam a pratica de bullying, como: jogos violentos, filmes, nos quais, para se chegar ao “sucesso”, alguém tem que passar por cima dos outros, etc. Um dos principais locais que ocorre o bullying é na escola. Se uma criança aparenta estar triste, se não quer ir para a escola, ela pode estar sendo vitima de bullying.

Um vídeo recentemente foi postado na internet, no qual um menino estava praticando violência, a vitima reagiu e atirou o agressor no chão, machucando-o bastante. Muitos casos de bullying não são praticados por maldade e sim porque os praticantes do mesmo querem “aparecer”, ou entrar em um determinado grupo.

Programas de conscientização do governo seria um grande passo para com combate do bullying. Mostrando o ponto de vista tanto das vítimas quanto dos agressores.

Ler para compreender

Tudo nessa vida para resultar em grandes sucessos em qualquer área é necessário praticar enão há nada melhor para a mente do que a prática de leitura.

A leitura é essencial e é a base de tudo, base dos conhecimentos que você leva com você para o resto da vida, sendo mais que necessário para enriquecer seu vocabulário, pois quando se lê pouco, se fala mal e escreve pior ainda.

Além de enriquecer sua linguagem, a leitura é um ótimo exercício para distrair a mente. A todo momento seu cérebro recebe informações, sendo que é muito utilizado quando for fazer uma redação, pois precisará descrever algo de qualidade e com isso você consegue através da leitura.

Por isso que é fundamental desde criança ter o hábito e gosto pela leitura, desta forma crescerá com interesse de sempre procurar conhecimentos.

Desenvolvimento e preservação ambiental, como enfrentar esse desafio nacional?

Atualmente, o desmatamento está se expandindo em todas as direções, será que com isso a natureza se modificará totalmente?
Por um lado, o homem está certo em retirar materiais da natureza, pois a vida dele está ligada ao meio ambiente, mas por outro lado ele está errado, pois está destruindo a natureza, não está reconstruindo-a e está retirando materiais da mesma em grande quantidade, com isso ocorrerá um desequilíbrio ambiental.
Uns dos principais motivos para o desmatamento é o capitalismo e o desmatamento ilegal. Hoje o homem está tão ambicioso que faz de tudo para ganhar dinheiro e uma das coisas mais lucrativas são os recursos minerais.
Então, diante de tudo isso devemos nos unirmos e protestarmos contra o desmatamento, lembrando que também devemos fazer a nossa parte, não poluir o meio ambiente, reciclar, caso nós tirarmos algo da natureza devemos imediatamente repor, pois o futuro da humanidade depende dela.


Importância da educação

O mais importante ponto que precisa ser melhorado quando se trata de justiça social, como prioridade para eliminar todos os problemas que estamos enfrentando hoje em nossa sociedade é a educação. Todas as pessoas não só em nossa sociedade, mas em todo o planeta não podem ter-lhes negado o direito a um justo e decente nível de ensino e ensino gratuito.

Imaginem se as pessoas fossem igualmente educadas com excelente padrão. Que tipo de sociedade estaria todos vivendo? Provavelmente uma sociedade pela qual todos nós ansiamos e para isto, livre de crimes, violência, comportamentos e atitudes injustas, etc. Isto traria benefícios ao mundo e as sementes disto se doariam para educar a todos nós. Lembre-se que uma ação gera uma reação, um bom ato liga a outro e assim por diante.

A maneira que educam precisa ser cuidadosamente examinada. Revista para ser interessantes, atrativas e divertidas para todos os tipos de criança e adultos, cada qual com suas habilidades, gostos, qualidades e fraquezas. Afinal, uma vida feliz é uma vida bem sucedida e normalmente uma vida bem sucedida é uma vida baseada em uma boa educação. Esta é a chave para problemas individuais e também mundiais. Temos uma pesquisa ainda em fase inicial na parte mais pobre da África, apenas esperando por incentivo à educação. Como resolver a AIDS? Mas por causa de alguns, porém sem oportunidade para serem educados, o mundo todo irá pagar com sofrimento.

A educação é a chave para completa compreensão sobre as pessoas, suas ações e do mundo ao seu redor. Se formos educados em um patamar único de qualidade, não haverá mais disputas e desavenças, pois então poderemos entender uns aos outros e as razões quem nos levam a dizer e fazer o que fazemos.

domingo, 10 de abril de 2011

O homem e o meio ambiente.

Durante alguns períodos de história, a terra passou por fortes mudanças climáticas de maneira natural, mas atualmente essas mudanças estão sendo intensificadas pela interferência do homem, tal fenômeno é chamado de Aquecimento Global.

O aquecimento global é causado pela liberação de diversos gases nocivos a camada de ozônio, esses gases ao entrar em contato com a camada de ozônio, a mesma vai se degradando em algumas partes, permitindo que os raios ultravioletas do sol cheguem com mais intensidade na terra, provocando forte aquecimento e alterações climáticas.

Alguns pesquisadores acreditam que se os homens não diminuírem a emissão de gases, ocorrerá fortes fenômenos naturais na terra, e pode levar a extinção da espécie humana.

O protocolo de Quioto foi um acordo entre os países mais poluentes do mundo, visando uma diminuição na liberação de gases poluentes na atmosfera, mas pouco foi feito até hoje. A terra pede ajuda o mais rápido possível, pois depois já pode ser tarde demais.

Doenças Infecto-Contagiosas

Atualmente as doenças infecto-contagiosas estão se espalhando por todos os cantos, mas elas atingem principalmente a população mais carente.

Essas doenças se proliferam em locais sujos, que são os lugares que não possuem saneamento básico e nenhum programa de limpeza do governo, no caso, locais onde vivem a população de classe baixa. Porque a população rica possuiu muitos benefícios e a população carente não? Isso está ligado a dois fatores, um deles é a política e o outro é o capitalismo.

Como consequência de falta de assistência do governo a essa população, novas e novas doenças infecto-contagiosas vão surgindo e afetando essas pessoas carentes, mas não para por aí, pois essas doenças não vão ficar só nessas pessoas, vão se espalhar por todos os cantos, atingindo as mais diversas pessoas, podendo da origem a uma epidemia no país.

O governo deveria implantar obras de saneamento básico e pôr postos de saúde nesses locais mais pobres, para amenizar essa situação.

A população exige trabalho do governo, mas será que vai surgir efeito? Pois quando o mesmo for agir, já poderá ser tarde.

A leitura está para a mente assim com o exercício está para o corpo.

Tudo nessa vida para resultar em grandes sucessos em qualquer área é necessário praticar e não há nada melhor para a mente do que a prática de leitura.

A leitura é essencial e é a base de tudo, base dos conhecimentos que você leva com você para o resto da vida, sendo mais que necessário para enriquecer seu vocabulário, pois quando se lê pouco, se fala mal e escreve pior ainda.

Além de enriquecer sua linguagem, a leitura é um ótimo exercício para distrair a mente. A todo momento seu cérebro recebe informações, sendo que é muito utilizado quando for fazer uma redação, pois precisará descrever algo de qualidade e com isso você consegue através da leitura.

Por isso que é fundamental desde criança ter o hábito e gosto pela leitura, desta forma crescerá com interesse de sempre procurar conhecimentos.

O Valor da Diferença

Devemos reconhecer a pluralidade cultural representa o acúmulo das experiências e de conquistas humanas. No entanto, nem todas são positivas.

Quando as diferenças se transformam em desigualdades, precisam ser encaradas criticamente. Dentro das sociedades e entre povos, há relações de desigualdades e de dominação em que alguns grupos sociais acumulem bens matérias, saberes, prestigio e poder ao mesmo tempo.

A rigor, a desigualdade do acesso aos meios para organizar a própria vida, compromete a plena existência de pluralidade cultural. Isso porque se alguns grupos em uma sociedade ou algumas culturas se formarem sobre as outra, é sinal de que uma parcela dessa diversidade esta sendo reprimida, constrangida ou até mesmo discriminada.

Nos noticiários e no estudo da história podemos ver inúmeros exemplos disso, como a destruição física e cultural de tantos povos indígenas, a vidência que significa a escravidão ou as tantas formas de pobreza quem convivem com a riqueza em nossas cidades.

Diante de tudo isso, devemos respeitar e conviver harmoniosamente com as diferenças para crescermos na sociedade, lembrando que todos nós somos iguais perante a lei.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Avatar


Relação Homem e Natureza

O ponto interessante do filme é a critica feita à sociedade humana, sua mentalidade desequilibrada sem harmonia para com a natureza. Isso ficou absurdamente claro quando o novato, no seu avatar, passa a primeira noite na “selva”. Sempre numa concepção de “um ambiente hostil” (uma mentalidade bem urbana). É quase que intuitivo, querer apontar a arma para todos os animais; bater e querer cortar e arrancar as flores; além do som dos animais que preenchem a floresta lhe soam como uma sinfonia de suspense e terror. Além de o homem que só sabe destruir a natureza, não se importa com nada, é “apenas mais uma arvore entre tantas outras”. Os relacionamentos humanos baseado no interesse financeiro, o militarismo sem discernimento apenas focado em “luta pelo domínio”.

Essa critica social no filme é deixado bem forte na vida do protagonista, que tem suas crenças culturais mudadas. No qual ele, e mais alguns poucos amigos são os únicos a converterem “a natureza humana” para “um novo nascimento”. E de modo a dar uma clara mensagem de desgosto (ódio) para com essa humanidade, uma sociedade sem esperança, que ninguém entende; uma impossibilidade de mudança na mentalidade, como que apenas na ficção é possível, pois na realidade, ao acabar o filme, você tem que lidar com o duro fato que não há ‘avatares’ (talvez só num “baseado”), que você tem que viver numa sociedade autocondenada, sem solução, numa tediosa vida, como uma pessoa aleijada sem pernas; pois não se tem a liberdade de um “azul” de quase voar, ou pilotar grandes aves, uma saúde e vigor físico impecável; nem mesmo de fazer parte de uma sociedade ‘religiosa’ em que, de fato, todos se respeitam, amam, são prudentes, sábios, cuidam um do outro, e que realmente ‘sabem viver’ e ‘curtir a vida’. Toda hora você é preciso acordar para a realidade, a que você não passa de um pobre homem fraco e aleijado.

Relação Homem e Fé

O filme se recheia de paganismo. Tem a divindade mãe natureza que dispensa comentários. Tem a Gaya. Tem a da Nova Era que a “energia interior da vida” é o que nos liga a todos, as plantas, arvores animais, ou seja, por fim, fazemos parte da divindade desse planeta. Além disso, a ‘imortalidade da alma; há toda uma questão de ficção tecnológica na conexão entre as mentes do homem e do seu avatar, porém, isso não lembra idéias espíritas de experiências transcendentes, de sair do próprio corpo, além de, encarnação? Em certo momento, há até um ritual, uma cerimônia, um culto com canções, com orações que lembram peregrinações, experiências de transe, rituais tribais, para que a ‘deusa’ faça alguns milagres. Além de, mostrar o homem como um frio incrédulo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As dez fobias mais esquisitas do plane

Gente com medo de chulé, de legumes, de umbigo, de beijo ou - acredite! - com pavor até de mulher bonita! Está na hora de conhecer as paúras mais estranhas que existem. E aí, vai ler ou tá com medo?

por Paula Carvalho

alterar tamanho da fonte

diminuir tamanho da fonte

aumentar tamanho da fonte

10. Bromidrofobia

Medo de quê - Odores do corpo

Nível de pavor - Medroso

Ok, ninguém em sã consciência gosta de ter cecê ou chulé, cuidando da higiene pessoal para não exalar esses odores pelo corpo. Só que é quase impossível não rolar um bodunzinho ou outro de vez em quando, né? Pois é esse o pavor de quem sofre de bromidrofobia. Os "zé-limpinhos" tomam vários banhos por dia e, de tanta esfregação, chegam a ficar com a pele machucada. O medo de cheirar mal pode ser tão grande que muitos evitam qualquer atividade que gere transpiração.

9. Caetofobia

Medo de quê - Pelos e cabelos

Nível de pavor - Maricas

O ator Tony Ramos e o guitarrista Slash são o maior pesadelo de quem tem caetofobia. É que eles morrem de medo de pessoas muito peludas ou com uma baita cabeleira. Em geral, os "caetofóbicos" cortam o cabelo bem curtinho ou até raspam a cabeça. Alguns chegam a contratar alguém só para lavar seu cabelo e não ter que tocar na "coisa peluda"! No outro extremo, estão as vítimas de falacrofobia, o temor de ficar careca - aliás, o que seria o paraíso para os "caetofóbicos"...

8. Deipnofobia

Medo de quê
- Jantar em família ou com amigos

Nível de pavor - Medroso

Para as pessoas com deipnofobia, basta sentar à mesa para uma singela refeição e está pronto o cenário do terror: elas aprontam o maior suador, sentem falta de ar e são tomadas por uma sensação de impotência. É que elas enxergam um jantarzinho como uma terrível ameaça, que trará à tona conflitos emocionais não resolvidos. A britânica Karen Tate, por exemplo, sempre tem um ataque de pânico quando vai a um restaurante com amigos, e não vê a hora de sair do lugar. Poderia aproveitar para não pagar a conta!

7. Eisoptrofobia

Medo de quê - Espelhos e de se olhar no espelho

Nível de pavor - Medroso

Em geral, a eisoptrofobia, ou medo de espelhos, está ligada ao temor diante do sobrenatural. As pessoas temem ver no reflexo do espelho fantasmas e outros seres. Superstições ligadas a esse objeto (como a crença de que quebrar um espelho dá sete anos de azar) também ajudam a aumentar a paranoia. Até mesmo a própria imagem da pessoa pode causar terror por se tratar de algo "não humano". A atriz Pamela Anderson é uma das pessoas que preferem sacrificar a vaidade a encarar um "espelho, espelho mau".

6. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Medo de quê - Palavras grandes

Nível de pavor - Maricas

O próprio nome desta fobia - o palavrão gigante acima - já obriga quem sofre do distúrbio a confrontar seu medo: um temor irracional de palavras longas ou de uso pouco comum, como termos técnicos e médicos (por exemplo, linfangioleiomiomatose). Elas também evitam mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial. Segundo os especialistas, essa paúra surge do medo de pronunciar a palavra de forma incorreta e, por isso, cair no ridículo.

5. Onfalofobia

Medo de quê - Umbigos

Nível de pavor - Maricas

Nunca encoste no umbigo de quem sofre de onfalofobia, pois o cara pode ter o maior ataque nervoso. Na verdade, essas pessoas também ficam nervosas só de ver um umbigo. Quando a coisa rola com mulheres grávidas, é ainda pior. É que elas têm o maior pavor de que seu umbigo cresça demais ou fique com o formato conhecido como couve-flor. Algumas mães chegam a tapar o umbigo dos bebês com curativos para não ver a "criatura".

4. Lachanofobia

Medo de quê - Vegetais

Nível de pavor - Maricão

Cenouras, amoras, abobrinhas. Vegetais "assassinos" como esses são os algozes de quem tem lachanofobia. A forma incomoda, a cor não agrada, a textura causa aversão e o cheiro, náuseas. Em geral, a pessoa tem medo de algum vegetal em particular. Um jovem americano, por exemplo, tinha pavor de pêssegos. Certo dia, ao entrar no chuveiro da casa da namorada e ver a imagem da fruta no rótulo de um xampu, deu o maior chilique e saiu correndo da casa...

3. Automatonofobia

Medo de quê - Autômatos e bonecos de cera

Nível de pavor - Maricas

Autômatos, como bonecos de ventríloquo, são artefatos que simulam ações humanas. Mas não para pessoas que têm automatonofobia. Para elas, inocentes bonequinhos de parque de diversões são verdadeiros monstros. A visão de algo que imita seres humanos causa tremedeiras, choro e paralisia. O "machão" Hugh Jackman, o Wolverine de X-Men, já admitiu morrer de medo do Chuckie, o brinquedo "assassino". Só não contem isso para o Prof. Xavier!

2. Filemafobia

Medo de quê - Beijar

Nível de pavor - Maricão

Não há Cupido que ajude. Para quem tem filemafobia, um simples beijo é sinônimo de pesadelo. A pessoa sente enjoos e fica com a boca seca e as mãos trêmulas. Em casos mais graves, chega a ter um ataque de pânico. Não rola nem beijo na bochecha a amigos e familiares. Para os estudiosos, esse transtorno está ligado a outro, a filofobia, o medo de se apaixonar. Ele também é fruto do temor de possíveis ações subsequentes ao beijo, como fazer sexo.

1. Caligenefobia

Medo de quê - Mulheres bonitas

Nível de pavor - Maricão
Também conhecido por venustrafobia, esse é o pavor sentido por alguns homens quando têm que interagir com - ui, que meda! - uma mulher bonita! Os caras sentem falta de ar, arritmia e muitos até vomitam. O bizarro terror de beldades é tamanho que alguns sujeitos até abandonam o emprego se tiver alguma gata no trabalho. Como forma de tratamento, o "coitado" é exposto a fotos e vídeos de mulheres bonitas, como Gisele Bündchen. Depois, ainda precisa encarar umas gatas em carne e osso. Ô problemão...